Como o seu ambiente influencia a sua vida
Um ambiente bem ventilado, organizado e limpo pode ter um grande impacto na nossa vida. O mais interessante é que nosso ambiente é sempre um reflexo de nossa situação interior. As vezes uma casa, por exemplo, parece muito bem arrumada e limpa, mas nas gavetas e armários, se encontram as pilhas de coisas antigas, que mantém a energia estagnada e pesada.
Nós também muitas vezes demonstramos um exterior equilibrado, bonito, mas no nosso interior pilhas de situações mal resolvidas vão se acumulando e travam nosso desenvolvimento. É muito comum trancarmos essas emoções e situações em uma gaveta e fingir que nada aconteceu. Porém estamos vivendo um momento na história onde essas gavetinhas estão sendo abertas, e seu conteúdo exposto para que possamos iniciar essa tão esperada limpeza.
Podemos começar pela parte mais fácil: organizar nossos ambientes. Observe os locais onde você passa mais tempo. Eu costumo tirar fotos dos locais, isso facilita na hora de identificar o que está em desarmonia no ambiente. Utilize todos os seus sentidos. Sinta os cheiros, a temperatura, a luminosidade, veja se tem algo que tira a harmonia do local, porque inconscientemente, uma simples rachadura na parede pode causar um certo desconforto interno. Não esqueça dos cantinhos, das gavetas e prateleiras...remova tudo que não tem utilidade e não é utilizado há mais de um ano.
Já ouviu falar em toxinas da casa? São elas:
- objetos que você não usa,
- roupas que você não gosta ou não usa há um ano,
- coisas feias,
- coisas quebradas, lascadas ou rachadas,
- velhas cartas, bilhetes,
- plantas mortas ou doentes,
- recibos/jornais/revistas, antigos,
- remédios vencidos,
- meias velhas, furadas,
- sapatos estragados...
Verificadas essas situações, escreva um plano de ação para cada coisa que precisa ser melhorada no ambiente, uma nova pintura, uma nova cortina, um conserto aqui e outro lá...e faça isso aos poucos a começar pela organização e limpeza que podem ser feitas na hora.
Ao transformar nossos ambientes externos, convidamos nosso interior a fazer o mesmo. Esse ambiente agora muito mais equilibrado e harmonizado vai fazer com que o mesmo ocorra com nosso sistema. A beleza, leveza e desapego das coisas, faz a energia começar a fluir novamente e trazer coisas novas e melhores para nossas vidas.
Quando fazemos isso:
- A saúde melhora;
- A criatividade aumenta;
- Os relacionamentos se aprimoram;
- O stress diminui e muito mais...
Sempre que eu compro um sapato novo ou peça de roupa, removo alguma coisa que não uso há muito tempo e faço uma doação. Assim, sempre tenho espaço na minha vida para a entrada de coisas novas. Criar espaço é essencial para que as novas energias possam circular trazendo suas bençãos.
É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".
Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
-Sentir-se desorganizado; fracassado; limitado; aumento de peso; apegado ao passado...
-No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
-Na entrada, restringem o fluxo da vida;
-Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
-Acima de nós, são dores de cabeça;
-Sob a cama, poluem o sono.
Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que isso tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?
....e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar!
- Para jogar fora!
Por Scheila Adriane Grade, in Portal Divina